O Projeto

Objetivo

O objetivo do projeto Raízes & Sementes é a divulgação de saberes, ancestrais e contemporâneos, tradicionais e de vanguarda, envolvendo tanto arte quanto ciência, que possam contribuir para a transição do nosso modo de vida atual para um modelo que seja viável tanto do ponto de vista individual quanto coletivo, tanto no contexto da comunidade humana quanto em relação à comunidade de todos os seres do Planeta Terra.

O nome deste projeto, Raízes e Sementes, reflete nossa filosofia/abordagem: a partir do entendimento de nossas origens ancestrais e sócio-culturais – nossas raízes – buscamos compreender os acertos e erros do passado,  para que, munidos dessa compreensão de nossas origens e dos processos que nos trouxeram aonde estamos, sejamos capazes de, juntos, semearmos as sementes de um futuro melhor para todos. Afinal, o Presente é a soma das experiências do Passado e das infinitas possibilidades do Futuro.

A missão do projeto Raízes & Sementes é oferecer recursos para tornar possível a cura pessoal, comunitária e da terra, através do compartilhar de saberes e talentos por pessoas das mais diversas áreas de conhecimento e atividades.

Nossa visão é de um mundo em que as pessoas redescubram o que é essencial à vida, aquilo que traz prazer verdadeiro, o que só é possível quando se vive em harmonia com o todo, quando os movimentos da vida individual contribuem para o bem-estar planetário, de forma que sejamos capazes de construir um modo de vida mais saudável para todos os seres, mais significativo e satisfatório para cada um de nós.

Os valores que consideramos básicos para essa transição são:

– Todos os seres que compartilham a vida na Terra têm iguais direitos à vida e à manifestação da sua essência única.

– A capacidade criativa é inerente ao ser humano e nos devolve o sentido da existência, seja através da arte como comumente reconhecida (música, artesanato e outros) ou da capacidade de representação, simbólica ou não, por qualquer outro meio de expressão.

– O contato com o que há de básico, ancestral e essencial na cultura humana nos devolve ao sentido de conexão com o todo, necessário para (re)criarmos um modo de vida viável para toda a comunidade de seres do planeta.

O que há em um nome?

Nada é isto ou aquilo e só. Tudo o que existe possui diferentes significados, valores e funções, dependendo do observador, da abordagem, do ponto de vista adotado.

Assim é com o nome deste projeto. Raízes significam para nós muitas coisas. As raízes das plantas são a porta de entrada do alimento, mas também são aquilo que as sustenta, que as prende ao chão. Para nós, as raízes são essenciais, pois elas nos ligam à Terra, são a conexão com o espaço sagrado em que vivemos.

As raízes são também as nossas origens; elas representam tudo o que veio antes de nós, resultando no que somos hoje. Individualmente, as raízes são os nossos antepassados e suas histórias de vida, seus feitos e conquistas. Coletivamente, as raízes representam a trajetória de nossa espécie, de nosso planeta, do universo.

Resgatar as nossas raízes significa entender como chegamos ao ponto em que nos encontramos, reconhecendo o que há de bom e o que há de ruim nessa trajetória, para podermos seguir em frente. Significa também reaprender os saberes esquecidos, formas de viver mais simples e completas, que foram abandonadas em nome do desenvolvimento de um sistema totalmente baseado no consumo.

As sementes, como tudo na natureza, também servem a mais de uma função. Elas são aquilo que garante a continuidade de uma espécie, mas são também alimento – para os pássaros e para o crescimento da própria planta que brota dela.

Para nós, as sementes são também a garantia da continuidade, não só da nossa espécie, mas de toda a comunidade da terra.

Nosso objetivo é trazer de nossas raízes a nutrição para que possamos produzir sementes que contenham a capacidade de fazer brotar uma realidade mais sustentável, significativa e feliz para todos.

Idealizadora

Meu talento é me apaixonar por ideias. Raízes e Sementes é uma ideia querida, de juntar tudo em que acredito em um só movimento para causar mudanças positivas no mundo.

“Construa e eles virão”. A ideia está aí. Que o universo a leve para onde deve seguir…

Carina Lucindo